O Grêmio Estudantil participou entre os dias 23 e 25 de Agosto, do primeiro Fórum das Juventudes; organizado pela Pastoral da Juventude Marista, a Pastora da Juventude e o Sector de Juventudes.
No primeiro dia do evento, o agente de pastoral do Grupo Marista de Solidariedade, Jardel Neves Lopes, falou sobre Juventude e Contemporaneidade. Jovens de diversos seguimentos da juventude participaram do debate fazendo intervenções com perguntas e comentários a partir da palestra. O estudante universitário Saulo Testa e contribuiu nas discussões que foram mediadas pelo coordenador do Setor Juventude, Ruy Gustavo.
No segundo dia do Fórum das Juventudes a professora coordenadora do Observatório das Metrópoles – UEM, Ana Lúcia Rodrigues, e o
assessor de Pastoral da Juventude, Luiz Fernando Rodrigues, falaram sobre a violência no meio juvenil. O professor e agente pastoral do Colégio Marista, José Carlos, mediou os debates com os participantes. O músico curitibano Rafael Jesus foi o convidado especial da noite.
Para falar a sobre a Política Nacional de Juventude, na manhã do sábado e último dia do Fórum, da cidade de São Paulo veio o especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo, Alexandre Piero. Ele integrava o Conselho Nacional de Juventude até o início deste ano. O assessor municipal de juventude, Ronaldo Marques de Oliveira, também participou e falou sobre as ações realizadas pelo município. Após as explanações, o debate do dia foi mediado pelo jornalista e membro da coordenação da Pastoral da Juventude, Gelinton Batista da Cruz. Como convidados especiais, a dupla sertaneja dos jovens Hugo e Vinicius animou os participantes. Quem também encantou a galera foi o músico curitibano Rafael Jesus que fez das debates inspiração para composição de músicas durante os três dias do Fórum.
A diretoria do Grêmio teve uma participação importante, dando atividade ao debate e planteando ideias de propostas sobre politicas publicas de juventude.
You Might Also Like